Os trabalhos de coleta de sementes se iniciaram com a capacitação de coletores, com o apoio do Projeto Corredores Ecológicos, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, quando foram capacitados 56 coletores de sementes em 5 comunidades.
O resultado do registro de matrizes já soma mais de 2.000 matrizes, entre permanentes e temporárias, de pelo menos 523 espécies e envolvem, hoje, 6 comunidades.
Foram coletados, de 2014 até o ano de 2018, 5.172,24 kg de 393 espécies florestais nativas, predominantemente arbóreas. Tal trabalho de coleta, possibilita a geração de renda para as comunidades parceiras do Programa por meio da produção de sementes. Mais do que a renda, o trabalho dos ccoletores estabelece uma relação das pessoas com a floresta, uma relação de respeito, de curiosidade, de busca e de descoberta de valores.
Os Núcleos de Coleta de Sementes, estão localizados em comunidades rurais tradicionais situadas próximas à fragmentos conservados de floresta.
Cada Núcleo de Coleta trabalha em grupo sob a coordenação e responsabilidade técnica do Programa, cujos profissionais acompanham os trabalhos periodicamente.
Os Núcleos dispõem, por meio do Programa, de todos os equipamentos e orientações necessárias para desenvolvimento dos trabalhos com procedimentos seguros e adequados.
As sementes produzidas pelo Programa, passam por criterioso processo de seleção. Os coletores recebem uma capacitação com normas e procedimentos específicos, conforme o Guia de coletores de Sementes do Programa, sendo orientados rotineiramente no seu trabalho por meio da Equipe Técnica.
As sementes, uma vez coletadas e beneficiadas pelas comunidades, seguem para o Laboratório de Sementes da Base Florestal onde recebem o tratamento adequado para armazenamento e onde são amostradas para testes de controle e de qualidade.
A doação de sementes é realizada pelo Programa aos Núcleos Comunitários de Produção de Mudas visando o seu fortalecimento e adequação da diversidade na produção, além de apoiar na estabilidade e no fortalecimento da cadeia comercial de sementes florestais.
A doação também é feita para plantios de recomposição florestal de propriedades da agricultura familiar e para ações do poder público.
As sementes são também destinadas à comercialização, visando prioritariamente otimizar e adequar a origem das sementes na cadeia da recomposição florestal.
Banco de matrizes. Espécies que podem ser encomendadas