O diálogo com o programa Arboretum iniciou no primeiro momento em 2014, porém não avançou por causa de algumas decisões internas do Assentamento. Um novo encontro foi promovido e no mês de fevereiro de 2016 foi realizado o início das ações com a capacitação de coletores de sementes.
A comunidade Pau Brasil, nas palavras da comunidade:
"O Assentamento Pau brasil teve início em 2007 com a vistoria do INCRA para o processo de reforma agrária. A posse da terra ocorreu em março de 2009.
As 51 famílias assentadas se dividiram em núcleos de base, e se organizaram em grupos de 10 a 13 famílias por núcleo.
Somente a sede tem água do poço artesiano, as famílias dos núcleos ainda não foram atendidas com energia e habitação.
A economia tem como base a agricultura em destaque o cacau das áreas de cabruca.
Entre as prioridades o Assentamento demanda alternativas de geração de renda com a floresta, acesso a crédito (PRONAF, PAA, PNAE), posto de saúde, viveiro florestal , fortalecimento dos quintais produtivos e inclusão digital.
O Assentamento Pau-Brasil apresenta a maior parte de sua área coberata por floresta ou cabruca. Os fragmentos de mata atlântica são bem conservados com rica diversidade florestal e apresenta a maior população concentrada de árvores de Pau Brasil do Brasil, bem como outras espécies centenárias como: Sapucaia, Oiti, Caixeta, Massaranduba, Jacarandá, Vinhático e Pequi."