A Associação iniciou o diálogo com o Programa em novembro de 2013. A demanda da Associação era focada na produção de mudas florestais.
Foi realizada em 2014 a capacitação do núcleo para produção de mudas. O Arboretum apoiou o Núcleo na transição da produção de saquinhos para tubetes e confere apoio técnico e logístico na produção e comercialização das mudas.
Hoje o Núcleo, por meio do envolvimento direto de três associados desenvolve um trabalho de referência no compromisso e no profissionalismo na produção. O viveiro do Núcleo possui uma capacidade de produção de 100.000 mudas/ano.
O viveiro do Núcleo Braúna, localizado ás margens da BR-101, é de fácil acesso e vale a pena ser conhecido.
A comunidade Rancho Alegre, nas palavras da comunidade:
"A comunidade foi fundada entre os anos 1930 a 1950, formada por posseiros, que abriram posses em matas e requereram a terras. Alguns ainda residem outros são filhos de posseiros que vivem nessas terras.
A comunidade é composta atualmente por 26 famílias que vivem na zona rural, e a grande maioria da comunidade se reuniu formando o Distrito de Rancho Alegre.
A comunidade rural não possui energia pública, apenas alguns possuem energia privada, as casas são abastecidas com água de poço apenas. A atividade econômica principal é criação de gado de leite.
Em 2012 foi criada a Associação dos Produtores Rurais de Rancho Alegre com o intuito de buscar melhorias para o campo, energia, máquinas agrícolas e melhorar as condições de vida da comunidade geral."