Notícias

Homenagem às Escolas – Um Legado de Educação e Conservação da nossa Mata Atlântica

Por Programa em 14/01/2025
Homenagem às Escolas – Um Legado de Educação e Conservação da nossa Mata Atlântica

O Projeto Pomares da Mata Atlântica deixou um legado transformador nas escolas rurais e indígenas onde atuou, promovendo educação ambiental, valorização cultural e práticas de restauração ecológica. As ações foram realizadas entre os anos de 2022 a 2024, abrangendo diferentes regiões e comunidades. Com o encerramento dessas iniciativas, é tempo de homenagear os esforços e resultados alcançados por professores, alunos e parceiros.

Atendimentos em 2022/2023

Escola Municipal Novos Tempos – Teixeira de Freitas/BA
Na comunidade de Jardim Novo, na Escola Municipal Novos Tempos foram realizadas oficinas pedagógicas e saídas de campo para todos os 91 alunos e também a formação de professores. Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar as ações de implantação dos SAFs (Sistemas Agroflorestais) e a recuperação de APPs (Áreas de Preservação Permanente) na comunidade, vivenciando práticas fundamentais de conservação ambiental. Assuntos como a importância das florestas, preservação de bacias hidrográficas, resíduos sólidos e vários outros temas foram abordados ao longo de 1 ano de atividades.

Escola Família Agrícola de Vinhático – Montanha/ES
Na Escola Família Agrícola de Vinhático, o projeto trabalhou com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 7º ano do Ensino Fundamental, criando ambientes de aprendizagem através da implantação de um SAF. A partir da construção conjunta com os estudantes, as Oficinas pedagógicas promoveram o fortalecimento do vínculo entre os alunos e a natureza.

Escola Municipal Córrego das Palmeiras – Conceição da Barra/ES
Próxima à Floresta Nacional do Rio Preto, a Escola Municipal Córrego das Palmeiras integrou o Pomares às ações de educação ambiental que já vinham sendo realizadas pela escola. Foram abordados temas ambientais e culturais em uma proposta transdisciplinar, fortalecendo a conexão de professores e alunos com o entorno natural e cultural da comunidade.


Escolas do Assentamento Paulo Freire – Mucuri/BA
No Assentamento Paulo Freire, o projeto atendeu as duas escolas que funcionam no mesmo prédio, a Escola Estadual Alcides Afonso de Souza e a Escola Municipal Carolina Silva Moraes. O projeto realizou atividades práticas de Arte Educação e Agroecologia com os alunos, trazendo a temática "Viver Agroecológico", buscando um olhar coletivo e colaborativo para a sustentabilidade e o cuidado com a terra.

Escola Estadual Valdício Barbosa – Conceição da Barra/ES
Localizada no Assentamento Valdício Barbosa, a escola atende cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Pomares promoveu vivências de sensibilização e reconexão com a natureza para professores e coordenadores. A ideia foi capacitar os educadores para que pudessem replicar as práticas com seus alunos, fortalecendo a educação ambiental e a relação com o entorno.

Atendimentos em 2024

Escola Indígena Pataxó Pé do Monte – Porto Seguro/BA
Com 83 alunos, na escola da Aldeia Pé do Monte foram desenvolvidas atividades com todos os alunos (Ed. Infantil e Ensino Fundamental) sobre a importância das florestas, da água e também abordamos a destinação dos resíduos sólidos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a conexão dos estudantes com os recursos naturais.

Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali – Bertópolis/MG
Na Terra Indígena Maxakali, a escola com 602 alunos promoveu a Formação em Educação Ambiental para professores dos anos finais (Fundamental II e Ensino Médio). Temas como restauração, agrofloresta, água, destinação de resíduos sólidos, cultura, medicina e saúde foram abordados com o intuito de restaurar a floresta e fortalecer a cultura Tikmu’un.

Um Legado que Permanece
O encerramento do Projeto Pomares da Mata Atlântica não representa o fim dos seus impactos. O conhecimento compartilhado, as práticas realizadas e as árvores plantadas continuarão a inspirar um futuro mais sustentável. A união de ciência, saberes tradicionais e educação deixa marcas profundas nas florestas e nas comunidades que as protegem.

Nosso reconhecimento e gratidão a todas as escolas, professores, alunos e parceiros que dedicaram suas energias para cuidar da Mata Atlântica e construir um legado para as próximas gerações.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..