O Programa Arboretum, em parceria com a iniciativa RestaurAccion do Serviço Florestal Canadense, volta a realizar o projeto “Florestas Culturais”. O marco oficial da etapa 2024, aconteceu em 16 de janeiro. Na ocasião, a equipe do Programa Arboretum, em visita ao Território Indígena Maxakali de Pradinho, Bertópolis-MG, dialogou sobre a proposta com os indígenas.
Antes das apresentações os Maxakalis fizeram o Canto do Morcego, parte do rito religioso da comunidade. A apresentação dos detalhes da etapa 2024 do projeto Florestas Culturais aconteceu tanto em português, quanto no idioma nativo macro-jê, garantindo que todos pudessem opinar e participar ativamente nas decisões.
Homens e mulheres indígenas trouxeram suas contribuições, relembrando feitos e resultados da primeira etapa, alinhando com a própria comunidade algumas mudanças de postura e por fim, confirmando com unanimidade o consentimento para a retomada dos trabalhos. Destaque para ativa participação das mulheres durante o alinhamento de postura.
Etapa 2024
O objetivo do projeto “Florestas Culturais” é promover, e até mesmo resgatar, tradições vinculadas à conservação da floresta biodiversa na paisagem, com foco especial nas comunidades tradicionais. A restauração florestal associada ao uso sustentável de recursos é a estratégia do projeto para promover a floresta, associada à segurança alimentar. Para isso, serão realizadas oficinas de coletas de sementes, de plantios, de educação ambiental e outros.
Haverá realização do plantio de árvores nativas e de alimentos. Para esse ano, o projeto ganhou identidade visual própria, construída a partir dos elementos culturais da comunidade, em que a o nome mimãtihi (plantio em macro-jê) ganha destaque ao lado do mimanau (elemento de religião). No decorrer no projeto, está previsto um intercâmbio cultural entre as comunidades Maxakalis e Pataxós.
A primeira etapa
Em 2023, durante a primeira etapa do projeto “Florestas Culturais”, foram implantados 10,97 hectares de agroflorestas nos territórios indígenas Pataxós e Maxakalis. Além disso, houve capacitação, coleta de fibras, coleta de sementes, produção de mudas e o intercâmbio cultural, que promoveu o encontro entre Maxacalis e Pataxós, fato que não acorria há 20 anos, de acordo com os indígenas.
A primeira etapa do projeto Florestas Culturais, executada entre janeiro e março de 2023, foi apoiada pela iniciativa RestaurAccion do Serviço Florestal Canadense no âmbito da Rede LatinoAmericana de Bosques Modelo.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!