Durante os meses de maio a julho, o Programa Arboretum contou com a contribuição de uma equipe de voluntários formada por coletores de sementes e viveiristas dos Núcleos Jequitibá, Macanaíba e Pau Brasil, estudantes e professores, para a realização e manutenção de plantios de restauração na Base do Programa e no Campus do Instituto Federal Baiano de Teixeira de Freitas/BA.
As atividades tiveram objetivos diferentes: na Base do Programa, houve o replantio em uma área que foi implantada em 2018; e, no Campus do IFBaiano, implantação de parte de um estudo, que avaliará o desenvolvimento da espécie Zeyheria tuberculosa.
“A vinda voluntária dos coletores e viveiristas dos Núcleos, no plantio da Base do Arboretum, mostra o fortalecimento de um trabalho coletivo que vem sendo construído entre o Programa e as comunidades. Esse, acaba sendo um momento de reflexão sobre todo um trabalho produzido conjuntamente, desde a identificação das matrizes, coleta e beneficiamento de sementes, produção das mudas até o plantio, ações que contribuem com a difusão do conhecimento florestal para um mundo justo e sustentável.” Afirmou o Técnico Agrícola Rafael Marinho Rocha.