História de cada um

Plínio Gomes dos Santos

Derly Félix da Silva – Seu Zeco

Agricultor familiar, 84 anos e gêmeo do Zuza.

Minha história é mesma do Zuza, nasci na Comunidade Arara, município de Alcobaça, tive 5 filhos, começamos a trabalhar com 8 anos de idade junto com papai no cacau e com mamãe na roça de mandioca, trabalhávamos de dia e estudávamos do final da tarde até de noite com a nossa tia em casa. Em 1945, fomos para o município de Juerana para estudar e lá moramos por 4 anos e depois voltamos para a nossa terra e estamos até hoje.

Durante a nossa vida, derrubamos muitas florestas para plantio de mandioca, milho, pasto para gado, madeira para carvão e construção civil, e por causa dessa vivencia começamos a conhecer muitas espécies.

Antigamente derrubávamos a floresta para ver o fogo queimar e o tempo destruir, hoje a gente lamenta a ignorância...

Depois que fui tomando conhecimento da importância da floresta, aos poucos fui plantando várias árvores nativas na minha propriedade, hoje tenho copaíba, inhaíba, sapucaia, vinhático, cedro, perobinha, peroba do campo e outras.

No tempo que eu tinha visão, sentia o maior prazer em sair pelas matas, catando sementes, mas hoje quase não enxergo... sinto saudades de ir até a floresta.

Aguarde..