Implantação do Núcleo de Plantio no Assentamento Paulo Freire – Mucuri-BA

dsc_1518Em 2016 o Programa Arboretum iniciou os plantios de recomposição florestal com uma metodologia inovadora que reúne princípios da nucleação, da muvuca e da agroecologia, em um modelo denominado Bioexpansão.

Os plantios estão sendo estabelecidos em áreas de agricultura familiar e em propriedades de pequenos produtores rurais, obedecendo a critérios definidos, entre eles: o interesse da comunidade ou do proprietário em restaurar; a disponibilidade de recursos humanos; a localização e a situação das áreas (recursos hídricos, nascentes, bacias prioritárias, áreas para formação de corredores e cadastro no CAR/CEFIR).

O Programa Arboretum pretende com os Núcleos de Plantio desenvolver, avaliar, analisar e divulgar elementos para recomposição florestal, fundamentados na agroecologia, que determinem um melhor aproveitamento das espécies nativas regionais e um menor custo de implantação.

Bioexpansão

dsc_1599A Bioexpansão trabalha com diferentes gradientes de energia aportando numa área diferentes propágulos (sementes, mudas e estacas). Tal modelo preconiza um aporte maior na implantação e um custo praticamente nulo de manutenção. Apresenta uma abordagem orgânica e plástica que permite a análise do sítio para o aporte dos gradientes visando uma heterogeneidade de nichos na área ao invés da linearidade e homogeneidade da  silvicultura convencional.

A Bioexpansão ainda percebe elementos como as formigas e herbáceas, não desejáveis ou utilizadas no sistema convencional de silvicultura, como fundamentais no processo dinâmico de formação de uma floresta tropical, considerando mais a interação e menos a competição.

O plantio

Em outubro de 2016 foi  finalidsc_2224zada a implantação das  áreas no Assentamento Paulo Freire. Foram 3.200 mudas de espécies da Mata Atlântica plantadas numa área de 3,5 hectares, no Assentamento, e realizada a semeadura de 105 kg de sementes de 37 espécies, entre herbáceas, arbustivas e arbóreas nativas.

As áreas estão próximas a um importante fragmento florestal de aproximadamente 1000 ha, sendo um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica da região. As áreas ainda se conectam à mata ripária do rio Mucuri que forma uma das principais bacias hidrográficas da região.

O plantio está sendo realizado pela equipe técnica do Programa Arboretum com apoio das coletoras de sementes do Núcleo Sapucaia, Antônia Ribeiro, Elci Barbosa e Adneuza Ribeiro, que tem a consciência de que  a recomposição ddsc_1689a floresta, trará benefícios para a área e para as futuras gerações. “Plantar árvore é plantar vida”, afirma Antônia.

Segundo o engenheiro florestal do Programa Arboretum, Lucas dos Santos, “As ações de restauração em áreas de nascentes e áreas de preservação permanente, além de contribuírem  com a proteção dos recursos hídricos, contribuem  com o fluxo gênico das espécies vegetais e animais da região, conservando a riqueza genética das florestas”.

 

O Assentamento Paulo Freire

O Assentamento Paulo Freire está localizado no município de Mucuri, na região do Extremo Sul da Bahia. O Assentamento desenvolve atividades produtivas diversificadas, orientadas por princípios da agroecologia, como o cultivo do cacau, café, coco e urucum.dsc_1511

CANAL DE VÍDEOS