Estrutura


FOTOS BASE-MAR-ABR2015 (13)O Programa Arboretum conta com estrutura física localizada no município de Teixeira de Freitas, em área de 30ha (trinta hectares) disponibilizada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do devido instrumento de cessão com o prazo de 30 (trinta) anos, com a denominação de BASE DE RESTAURAÇÃO e CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE FLORESTAL.

A Base agregará e conferirá suporte técnico e dinâmica às ações de restauração, reabilitação, conservação e valorização da diversidade arbórea da Mata Atlântica. Para isso, contará, entre outros espaços físicos, com administração, entreposto de sementes, laboratório de sementes, herbário, viveiro e o arboreto, que pode abrigar a maior coleção ex situ de espécies arbóreas da Mata Atlântica.

Além da estrutura física, o Programa Arboretum contará com os seguintes núcleos:

 I – Núcleos de Coleta

Constituídos por meio da capacitação e apoio técnico-logístico aos coletores de sementes. Deverão ser estabelecidos em comunidades rurais ou assentamentos próximos a remanescentes florestais.

II – Núcleos de Produção – Viveiros Comunitários

Constituídos por meio da capacitação e apoio logístico a viveiros comunitários existentes e viveiros comunitários a serem implantados por meio de demandas locais e parcerias pontuais a serem constituídas com atores públicos e privados.        

III – Núcleos de Plantio- Arboretos

Constituídos por meio da implantação de bancos de sementes em comunidades rurais destinados também à divulgação e educação ambiental

CANAL DE VÍDEOS